terça-feira, maio 24, 2005

Portugal está de parabéns...

António Guterres foi escolhido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para o cargo de Alto Comissário da ONU para os Refugiados.
A candidatura de Guterres foi apoiada pelo Governo português, com o primeiro-ministro a considerar que «honra e prestigia Portugal e é aquela que melhor serve os interesses das Nações Unidas e do mundo».
Agora sairão à rua exaltações das qualidades e méritos do ex-primeiro ministro, mas eu não sou desses, não nego as capacidades de António Guterres, mas não esqueço os erros políticos dos quais tem de ser considerado o maior responsável. Também se deve dizer que nunca o poderemos considerar culpado pelo défice de 6,83%, isso seria a maior anedota neste país. Mas parece que alguém quis ser a anedota nacional ao afirmar tal coisa, o PSD, um partido que se tornou muito irresponsável ao afirmar tal coisa, em vez de olhar para os erros que cometeu, esses sim responsáveis pela actual situação.
E desculpem o comentário pessoal, mas é muito bonito ouvir as palavras do Professor Freitas do Amaral acerca de António Guterres. É exemplar o seu empenhamento e dedicação pessoal, enfim um homem da democracia, que luta por aquilo em que acredita, para um Portugal melhor e para um mundo mais justo e solidário, colocando de lado as suas ideologias políticas primárias, contrariamente ao que outros fazem